segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

LittleBigPlanet - Construção: Plataformas que desaparecem

Este artigo também pode ser lido no LBPFan.


A forma de fazer uma plataforma que desapareça quando saltamos em cima dela, depende do que realmente queremos.

1. Fazer desaparecer uma plataforma que não volte a aparecer.

Esta é a mais simples de se fazer. Basta criar a plataforma em material dissolente e colocar um sensor de proximidade (aquele com dois olhinhos) na plataforma, ajustar o raio do sensor e o comportamento para um impulso. Ligar o fio desse sensor à própria plataforma. Assim que entrares dentro do raio de acção do sensor,ou seja, alcançares a plataforma, esta desaparece.

2. Fazer desaparecer uma plataforma volte a aparecer dentro de uns segundos.

Este caso torna-se mais complexo, mas deve ser o mais utilizado pois se a plataforma desaparece e morrermos a seguir, quando voltármos, a plataforma tem de lá estar outra vez para conseguirmos passar essa parte. Nesse caso, temos de seguir os passos anteriores. Depois da plataforma feita e testada, podes capturar esse objecto para a tua biblioteca de objectos, criar um emissor e, nas opções do emissor (no círculo que está vazio) escolhes essa plataforma da tua biblioteca e posionas a plataforma onde queres que fique. Depois configuras o emissor para aquilo que pretendes: tempo que leva o objecto a aparecer de novo (por exemplo 5 segundos), número de objectos ao mesmo tempo (neste caso 1) e tempo de vida de cada objecto infinito.

3. Demorar algum tempo antes da plataforma desaparecer depois de saltarmos para cima.

Obviamente que não queremos que a plataforma desapareça no imediato momento em que saltamos lá para cima. Isso não dava nem para conseguir saltar para outra plataforma. Nesse caso temos de construir um temporizador, mas já lá vamos. Para já, vamos criar o mesmo que no ponto 1 mas não ligamos o fio do sensor à plataforma. Depois, para o temporizador, é necessário criar um bloco de matéria negra e um bloco de outro material qualquer (cartão, por exemplo) um pouco afastado da matéria negra. Ligá-los com um pistão e configurá-lo para uma extensão máxima de 15, mínima de 0.5, e a velocidade para o tempo que queremos que a plataforma continue intacta desde que saltamos lá para cima, por exemplo 3 segundos. Não esquecer também de colocar o pistão como fixo, para aquilo não cair. Devemos colocar depois um interruptor de chave magnética no bloco de matéria negra e uma chave magnética no bloco de cartão. Ligar o fio do sensor que está na plataforma ao pistão e configurar o sensor para direcção e na opção invertido, colocar sim. No interruptor de chave magnética, configurá-lo para um impulso, o seu raio de accção deve ser tal que apenas detecte a chave magnética quando o pistão está no mínimo de extensão. Ligar o fio do interruptor de chave magnética à plataforma de material dissolvente.

4. Notas finais

Existem muitas hipóteses, mais ou menos complexas. Tudo dependo do resultado final que queremos. Mas para começar a perceber o funcionamento destas ferramentas, podes experimentar fazer estes três exemplos para ver o resultado final.

Sem comentários:

Enviar um comentário