sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Já agora, apresento-me.

Oi.

Chamo-me Doctor_Worm. Bem, na realidade não é nada disso. Os meus pais não tiveram a sensatez de me colocar esse épico nome, mas, à falta de melhor, esse é o meu nick.

O primeiro jogo de vídeo que experimentei foi em casa de um amigo há mais de 25 anos, tinha eu uns 6 ou 7, num Videpac da Philips. A obra-prima foi Freedom Fighter - o meu primeiro contacto com jogos de naves - que vale a pena ver no vídeo abaixo. Se hoje estas imagens fazem-nos no mínimo sorrir, na altura foi qualquer coisa de maravilhoso, algo nunca antes visto, o topo de gama do entretenimento electrónico.



Freedom Fighter

Aos 10 ou 11 anos, os meus pais ofereceram-me um ZX Spectrum 48K, um companheiro que dei uso durante muitos anos. A minha história de amizade com o 48k começa em Race Fun da Rabbit Software. Depois vieram todos os outros: Checkered Flag; Flight Simulator; Manic Miner; JetPac; Moon Alert; Macadam Bumper; e é melhor ficar por aqui pois não deverão querer ler uma lista interminável das minhas cassetes de 90 minutos a abarrotar de jogos. O meu preferido foi o R-Type - naves, lá está - que podem apreciar abaixo.



R-Type

O final da época em que se afinava de ouvido o leitor de cassetes para os jogos poderem ser carregados no Sinclair coincidiu com a novidade dos jogos em PC. Leisure Suit Larry in the Land of the Lounge Lizards foi a minha primeira aventura. Depois desse, montões de jogos dos quais recordo com saudade The Secret of Monkey Island e quase todos os jogos da Lucas Arts com grande destaque para os X-Wings, Tie Fighters and so yóne, Civilizations, Sensible Soccer, Worms, Golden Axe, Doom, Descent, Dune II, System Shock, Half Life e chega para já, pois foram muitos e bons. Tive uma grande paranóia pelo Tetris, mas deixo-vos o maior - ora pois então, naves - Wing Commander.



Wing Commander

No final da universidade, quando comecei a trabalhar, não tinha tanto tempo para jogar e comprei uma PS1 já bastante tarde. Mas rendi-me completamente às consolas e passei a jogar no PC apenas os jogos de - óbvio - naves e jogos de estratégia. A minha estreia na PS1 foi com o Resident Evil - Director's Cut, olha quem, passando por um Crash Bandicoot, Colin McRae Relly, Grand Turismo, Colony Wars, Fifa 98 e pouco mais. Na PS2 já me portei melhor. Infelizmente os jogos de naves eram cada vez mais uns bichos raros nas consolas mas essa falha foi colmatada com títulos excelentes como Devil May Cry, Ace Combat: The Unsung War, Onimushas, Bully, Destroy All Humans, PES com os amigos, God of War entre outros. O que me marcou mesmo foi a série GTA, e desses o meu preferido, Vice City.



GTA Vice City

Ainda dei uns toques na PSP com Lumines, Syphon Filter: Dark Mirror, Daxter, GTA Liberty City Stories, Lego Star Wars II: The Original Trilogy mas assim que pude, aderi à geração dos grandes gráficos, os onlines e outros que tais. Comecei no Resistence: Fall of Man e tenho-me viciado fortemente em jogos como The Darkness, Warhawk, Uncharted; Drake's Fortune, Metal Gear Solid 4, Guitar Hero, Burnout Paradise e Dead Space. O meu preferido até agora foi o GTA IV, mas acho muito especias o LittleBigPlanet e o Bioshock. Destaco este último, que só joguei mais tarde na PS3, porque me marcou bastante pela sua história e como nos foi contada - brilhante com um cheirinho a Shyamalan.



Bioshock

A esta altura devem pensar que sou um bicho de óculos que nunca sai de casa, mas na verdade sou bastante norlmalzinho. Bem, os óculos estão certos, mas tenho um emprego ao qual me dedico, uma vida amorosa estável, amigos mas daqueles de carne e osso, uns quantos animais de estimação e ainda tenho outras actividades lúdicas que não esmagar o botão.

E basicamente, é isto.

Saudações aqui do Worm e vídeojoguem.

Sejam bem-vindos. Entrem e joguem.

Está oficialmente aberto o www.videojoga.blogspot.com. Neste espaço fala-se basicamente de jogos de vídeo e... cenas.

Divirtam-se.